-Prova de fogo-
O 7º Curso de Comandos teve inicio em 13NOV72, com um total de 318 militares, e terminou em 25FEV73, com o seguinte aproveitamento:
-1 Oficial do Quadro Permanente;
-6 Soldados Cadetes do Curso de Oficiais Milicianos;
-21 Soldados Instruendos do Curso de Sargentos Milicianos;
-83 Praças;
A 7ª Companhia de Comandos de Moçambique foi oficialmente constituida no dia 25 de Fevereiro de 1973,e, por efeito dos Acordos de Luzaka foi desmobilizada em Outubro de 1974.
A sua actividade operacional desenvolveu-se nas províncias do Norte de Moçambique, tendo obtido resultados significativos. Por um breve período, actuámos também no Distrito de Lourenço Marques na manutenção da ordem pública.
Sofremos dois mortos em combate.
Sendo uma Companhia do recrutamento de Moçambique, os militares que a integravam eram, quase todos, deste território, ou ali tinham residência permanente.
O Sr Cap. Artª ANTÓNIO MARQUES ABRANTES DOS SANTOS ,hoje com a patente de Tenente General e a exercer funções no Supremo Tribunal de Justiça, e que então cumpria uma comissão de serviço em Moçambique , frequentou voluntáriamente o curso de Comandos e após a constituição da Companhia foi o seu primeiro Comandante.
Após o regresso a Portugal, em 05JUN74, do Cap. Artª "CMD" ABRANTES DOS SANTOS, a 7ª Companhia de Comandos de Moçambique passou a ser comandada pelo Cap.Milº "CMD" JOÃO EDUARDO FLORES ABRANTES DO AMARAL
Com a independência do território, e porque aqui estavam algumas raízes, muitos de nós viémos para Portugal e aqui refizémos as nossas vidas.
Uma vez por ano reunimo-nos em convívio.
. Alf.Milº "COMANDO" FELICI...
. Série televisiva a Guerra...
. República/Monarquia-Breve...
. Impressões de uma viagem ...
. Fotos do convivio de 2010...
. Convivio de 2010 da 7ª Co...