-Aproveitando os feriados da passada semana aos quais adicionámos três dias de férias da Minda, fizémos as malas e fomos até Itália.
-Tinhámos já estado no ano passado em Roma e desta vez rumámos mais a Norte. Fomos para a Lombardia e Toscânea, visitando Milão, Lago de Como, Florença, Pisa e Siena.
-Foi uma semana em que "pálmilhámos" muito, ( estou mesmo a pensar atribuir um "crachat" à Minda....,) mas valeu a pena. A paragem em Milão não foi longa e não deu para muito mais que para uma passagem breve pelas Galerias Vitor Emmanuel, Duomo e Castelo Sforzesco, com a sua espectacular imponência.
-A partir de Milão démos um salto ao lago de Como, local de grande beleza, e só foi pena que nesse dia o tempo não tenha ajudado muito, estava bastante frio.
-Seguimos então para Florença (Firenze) novamente a partir de Milão, e aqui sim, começou o nosso deslumbramento.
-Florença não é uma cidade qualquer. Justamente considerada como berço do Renascimento Italiano, foi já também considerada a capital da moda, estatuto que entretanto perdeu para Milão, é uma das belas cidades do mundo.
Em cada pequena rua, grande avenida ou praça se respira arte e cultura, é um autêntico museu a céu aberto.
-A cidade teve origem num antigo povoado Etrusco e foi governada pela Família Médicis desde o início do século XV até meados do século XVIII. A poderosa Familia Médicis, inicialmente comerciantes e mercadores de téxteis tornaram-se banqueiros e posteriormente, políticos, clérigos e nobres.
-Lourenço de Médicis "O Magnífico", talvez o mais conhecido membro desta familia, e com mais influência na história de Florença, foi patrono de académicos, artistas e poetas.
-De Florença seguimos para Pisa. Visitámos e que foi possível num dia. Fizémos ainda algum esforço para colocar a sua famosa Torre na correcta posição vertical (estava muito inclinada), mas foi em vão....... não conseguimos.!!
É também uma cidade interessante.
-Fomos então para Siena. E que dizer sobre Siena?! Há tanto para descrever que me faltam as palavras para aqui relatar o que vimos.
É um local a não perder.
Universalmente conhecida pelo seu património artístico, o seu centro histórico está classificado como Património da Humanidade.
-Tem também origem num antigo povoado Etrusco, e, segundo a Mitologia Romana, foi fundada por Sénio, filho de Remo, um dos dois gémeos a quem se atribui a fundação de Roma.
Ir a Itália e não visitar Siena será, para mim, como ir a Roma e não ver o Papa.
-Nas nossas deslocações em Itália viajámos sempre de combóio , funcionam bem e não são caros. E, muito importante, cumprem os horários.
-Dependendo do que se escolher naturalmente, come-se bem em Itália e não é muito caro. O vinho é bom mas esse sim achei um pouco mais dispendioso, o que me admirou tendo em conta que Itália é um dos grandes produtores mundiais. Bem, mas se considerarmos o salário mínimo, que são 1.200 euros, talvez não seja assim tão caro.
-Se tiverem oportunidade companheiros, recomendo que façam esta viagem,e especialmente o roteiro que aqui vos descrevi. Não fica muito caro, vale bem a pena.
Boas férias para todos.
Ps- Esqueci-me de referir, quando saí da Estação de Santa Maria Novella, em Florença, dei de caras com um camarada nosso "Comando". Está colocado na EUROFOR.
-Os "COMANDOS" marcam presença em qualquer parte do Mundo.
J.Dâmaso
Milão. Castelo Sforzesco-Torre central
Milão. Interior do Castelo Sforzesco
Como. Que grande "mãozada"
Lago de Como
Pisa-Não sou eu o responsável por esta inclinação!
Pisa- Do alto da torre
Pisa. A inclinação continua.
Siena. Estátua humana
Siena- Uma das ruas do Centro Histórico
Siena- Il Campo
Florença- Via Del Corso
Florença- Piazza della Signoria
Florença- Pormenor da porta do baptistério
Florença- Pormenor da porta do baptistério
Florença- Pormenor da porta do baptistério
Florença-Piazza della Signoria
. Alf.Milº "COMANDO" FELICI...
. Série televisiva a Guerra...
. República/Monarquia-Breve...
. Impressões de uma viagem ...
. Fotos do convivio de 2010...
. Convivio de 2010 da 7ª Co...