Segunda-feira, 29 de Março de 2010

Impressões de uma viagem a Cabo Verde

 

-No período de 19 a 25 de Março, eu, a Minda e a minha filha Joana, estivemos em Cabo Verde, na ilha do Sal, mais concretamente.  Para a Minda e para mim foi a primeira vez mas a Joana já tinha lá ido algumas vezes, mas sempre em serviço.

-A ilha do Sal é das mais pequenas e áridas do arquipélago, tem um comprimento de 30 kms de norte a sul, e de 12 kms na sua parte mais larga. Foi descoberta  em  1460 por navegadores ao serviço do Infante  D. Henrique.  Inicialmente foi-lhe atribuído o nome de Lhana ou Plana, e mudou mais tarde para o actual quando foi descoberta uma lagoa na qual o sal coalhava em grandes quantidades depois das chuvas.

-O aeroporto internacional Amílcar Cabral, situado no Sal, é o principal ponto de entrada no país o que possibilita a exploração dos modernos hotéis e resorts que nos últimos anos aqui se têm instalado.  Convém referir que  esta ilha é responsável por 50% das dormidas turisticas de todo o arquipélago de Cabo Verde.

-Dada a sua proximidade ao continente africano que a torna vulnerável ao vento quente e seco do Deserto do Sara que transporta a areia que ocasionalmente causa uma espécie de nevoeiro conhecido como "bruma seca".   As praias são extensas, de areia branca, (trazida pelos ventos do Sara) e de águas com uma boa temperatura e de um azul sem paralelo.    São  um paraíso para os amantes do Kit.Surf que  ali encontram condições excepcionais para a prática da modalidade.

-O povo da ilha do Sal, e estou convencido que assim será em todo o pais, cultiva a arte de bem receber. A sua simpatia contagiante, o permanente  sorriso, a alegria de viver, e a disponibilidade total para ajudar os visitantes, são os adjectivos mais adequados para qualificar esta gente.  A quantos connosco se cruzaram e cumprimentaram, que nos tentaram vender artesanato, mas também  a  quem recorremos para informações, trataram-nos da melhor maneira e sempre com um sorriso nos lábios.

-A venda de artesanato é um dos modos de vida  da ilha, mas convém dizer que a  maioria das pessoas que se dedica a esta actividade são estrangeiros, provenientes do Senegal, Guiné-Bissau e outros países.   É engraçado que quando nos abordam, e depois de saberem qual a nossa nacionalidade, eles assumem nomes que se identificam connosco, isto é, são João; António; Manuel, para os Portugueses; John; Tony, para os Ingleses;  Pierre; Michel, para os Franceses, e por aí adiante.  Como a ilha também recebe muitos turistas  nórdicos não sei como eles se "desenrascarão", acho que é o termo adequado, com estas nacionalidades!?.

Mas são todos muito simpáticos, e mesmo que não lhes compremos nada, não há "Stress" e devo até dizer que achámos alguma graça a uma frase que repetidamente ouvimos, " Os portugueses são pobres mas têm muito bom coração".

-Durante a nossa permanência ficámos instalados no resort Novohorizonte, do grupo português Oásis, onde fomos muito bem tratados e que vos recomendo para quando forem de férias á ilha do Sal.   Fica na 1ª linha de praia, a comida é boa, tem boas instalações e uma boa equipa de Animação.

-Também aqui, como não podia deixar de ser, encontrei um camarada "Comando".  Neste caso um "CMD" que tirou o Curso na Amadora e a quem eu dei instrução em 1984.

-Nas vossas próximas férias vão até  á ilha do Sal.  Não vão, com toda a certeza, arrepender-se, e tal como nós, vão certamente querer voltar.

Um grande abraço para todos.

João A.Dâmaso   

 

 

Inicio da praia junto ao pontão

Que maravilha de água

A Minda e a Joana junto ao hotel Ojo de Água

Praia quase privativa

Nô stress

Monte no deserto

Piscina natural da Buracona. Não parece mas é funda

Mar Morto?!.

Nem  no mar morto a água tem esta densidade.

Funaná

Equipa de Animação do Novohorizonte

 

Bonito

 

Miragem no deserto. Parece, mas não é agua, o que se vê ao fundo

 

 

 

 

publicado por 7ccmdsmoc às 15:10
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. Alf.Milº "COMANDO" FELICI...

. Convívio de 2011

. Uma triste notícia-Alf. ...

. Série televisiva a Guerra...

. Fotos do Convivio de 2010

. República/Monarquia-Breve...

. Impressões de uma viagem ...

. Madrinhas de Guerra

. Fotos do convivio de 2010...

. Convivio de 2010 da 7ª Co...

.arquivos

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Agosto 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

blogs SAPO

.subscrever feeds