Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2009

9-O azar do São Marcos

 

 

Quando a 7ª CCMDS/MOÇ foi constituída, e estou portanto a referir-me ao ano de1973, o Exército Português não dispunha ainda dos modernos equipamentos de campanha, nomeadamente cozinhas e material para banhos, com que actualmente já está dotado, ou pelo menos não os teria ainda em quantidade tal que permitisse a sua distribuição a todas as Unidades que deles necessitassem.

Em boa verdade, para nós Comandos, esse material, apesar de necessário, também nos .complicava um pouco a situação, dada a especificidade da nossa actividade operacional.

De facto, dado que andávamos sempre de um lado para o outro, não era muito prático, andar com esses equipamentos “atrás” de nós.

Quando partíamos para uma “intervenção” levávamos apenas o fundamental e  indispensável.

Era impensável, por exemplo, partir-mos sem levar munições.

Quanto ao resto improvisávamos e devo dizer que nos desenrascávamos muito bem.

A confecção da comida não era problema, ainda que pudesse faltar o gaz para os fogões havia sempre a alternativa da lenha, e essa não faltava havia muita na mata. Contudo, havia que ir buscá-la  e isso comportava algum risco dado que tínhamos de deslocar-nos em “picadas” que poderiam estar minadas.

Quanto ao equipamento para os  banhos. Esse também era  um assunto de   fácil  resolução. 

Transportávamos sempre connosco três ou quatro tambores com capacidade para 200 litros de água  cada ,e que colocados em cima de  uma estrutura de madeira, a uma altura de dois metros do chão, resolviam ás mil maravilhas os nossos propósitos.

Era depois necessário encher de água os referidos tambores e para tal dispunha-mos de atrelados tanque com capacidade de 1000 litros cada, aos quais estavam acopladas uma bomba manual e outra a gasolina,  havendo então que procurar o local onde faríamos a captação.

 O abastecimento de água era feito, normalmente, por uma equipa do Grupo de Alerta, e da responsabilidade do Graduado de Dia que deveria sempre verificar se o dispositivo necessitava de ser abastecido.

Quando, por algum motivo, faltava água para o duche, e isso aconteceu algumas vezes, havia sempre alarido e confusão que  acabava por chegar aos ouvidos do Comandante da Companhia.

O Furriel São Marcos, sempre que acontecia  faltar a água nos tambores, era dos que mais exuberantemente se manifestava e criticava a situação, ( que  para  ele  era  (sempre) insólita….)    

 Era próprio do São Marcos, a  ele  tudo  acontecia  apesar de haver tanta gente ao seu redor!!..

Um belo dia, estando o São Marcos com as funções de Graduado Dia, e portanto com a responsabilidade do abastecimento de água, a dita cuja, faltou nos tambores, gerando-se com isso a habitual   confusão. 

 Inevitavelmente  , o barulho chegou aos ouvidos do Comandante da Companhia que logo mandou chamar o Graduado Dia (São Marcos), e que depois de ouvir deste o motivo da falta de água, lhe disse:

“Está a ver São Marcos, você que reclama sempre que não há água para o banho, desta vez também permitiu que isso acontecesse.  Ás  vezes perdemos por falar demais, pela boca  morre o peixe”.

Devo confessar que na altura fiquei até um pouco preocupado com esta situação, sim, porque como todos nós da 7ª Companhia bem sabemos, o São Marcos era então, e ainda hoje é, um individuo com uma constituição física (muito) frágil….!!!, e eu tinha receio que ele não se aguentasse ao “balanço” e se fosse “abaixo”.

Mas foi preocupação em vão porque o São Marcos  aguentou-se bem com o “impacto”.

 Julgo que o Comandante lhe terá dito ainda mais qualquer coisa, eventualmente algumas palavras mais duras, mas dessas  eu não tenho conhecimento.

Dali para a frente, mais ninguém deixou faltar a água nos tambores.

Para grandes males.........

 

 

 

 

 

 -Sousa,Quelhas,São Marcos e Reis (já falecido, infelizmente)

 

 

 

publicado por 7ccmdsmoc às 21:48
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. Alf.Milº "COMANDO" FELICI...

. Convívio de 2011

. Uma triste notícia-Alf. ...

. Série televisiva a Guerra...

. Fotos do Convivio de 2010

. República/Monarquia-Breve...

. Impressões de uma viagem ...

. Madrinhas de Guerra

. Fotos do convivio de 2010...

. Convivio de 2010 da 7ª Co...

.arquivos

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Agosto 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

blogs SAPO

.subscrever feeds